NETTO E PANONE SE REÚNEM COM VICE-GOVERNADOR

Os secretários municipais de Governo, Netto Donato, e de Desenvolvimento Econômico de São Carlos, Luís Antônio Panone, reuniram-se na última terça-feira (11/07), no Palácio dos Bandeirantes, com o vice-governador, Felício Ramuth, para propor e debater a criação de Municípios de Interesse Tecnológico e de Inovação (MITI’s) no mesmo formato como já funciona o programa Municípios de Interesse Turístico (MITs).
As cidades classificadas como MITs recebem recursos anuais do Governo do Estado para serem destinados em investimentos na infraestrutura turística. A utilização da verba é para fomentar a ampliação e o fortalecimento das atividades econômicas.
“Apresentei essa ideia ao secretário Netto Donato e marquei uma agenda com o vice-governador, Felício Ramuth, para entregarmos o projeto. Para que isso aconteça, será necessária uma legislação específica e também a criação de um Fundo”, explicou Luís Antônio Panone, secretário de Desenvolvimento Econômico.
Netto Donato disse que Felício Ramuth gostou da sugestão e vai repassar para análise da sua equipe de Governo. “Reforçamos ao vice-governador que São Carlos é conhecida internacionalmente como a capital brasileira da tecnologia. Pelo Ranking Connected Smart Cities 2022 (Cidades Inteligentes), na área de Tecnologia e Inovação, estamos em 11º lugar, portanto, certamente nosso município se enquadraria em um possível programa de classificação nessa área pela vocação voltada a tecnologia. Os recursos podemos usar na infraestrutura”, comenta Netto.
Panone também falou com o vice-governador sobre a criação de um CNAE (Cadastro Nacional de Atividade Econômica) específico para hubs de inovação que são ambientes físicos e online de conexão e desenvolvimento de soluções inovadoras.
“Assim como levei essa proposta ao vice-presidente Geraldo Alckmin, também conversamos com Felício Ramuth. Em São Carlos, temos vários hubs de inovação, entre eles o Onovolab e o Wikilab Coworking e não temos um CNAE onde o hub de inovação possa ser enquadrado. Hoje, são classificados como prestadores de serviço, dificultando dessa forma o acesso aos mecanismos de investimento dos governos estadual e federal como o BNDES e o Desenvolve SP”, relatou o secretário Panone.
O Programa Diálogo Empreendedor, que tem como objetivo ouvir os empresários sobre as dificuldades e de que forma o poder público pode ajudar, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Carlos, foi outro assunto abordado com o vice-governador do Estado de São Paulo.
Também participaram da reunião com o vice-governador os diretores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Bill Moreira (Inovação) e Renato Martins (Comércio) e o assessor especial de gabinete da Prefeitura de São Carlos, Rafael Almeida.