A 56ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior movimentou São Carlos nas primeiras semanas do ano. Ao todo, o Estádio Municipal Prof. Luís Augusto de Oliveira “Luisão” recebeu dez partidas e fez a cidade voltar ao mapa das principais sedes da ‘Copinha’ nesta temporada, alcançando marcas expressivas dentro e fora das quatro linhas.
Organizada pela Federação Paulista de Futebol em parceria com a Prefeitura de São Carlos, a competição ofereceu seis jogos em São Carlos na primeira fase e, posteriormente, um duelo de cada fase até as quartas de final. Em alguns casos, o Luisão chegou a receber público superior a 7 mil pessoas, sendo que não houve registros de ocorrência ou anormalidades em nenhuma das ocasiões.
Além da festa nas arquibancadas, a qualidade da estrutura ofertada pela Prefeitura de São Carlos – como estádio, gramado de jogo, campos para treinamento e logística – também agradou a Federação Paulista de Futebol e fez com que o município seguisse sediando jogos nas fases agudas. A vitória do Cruzeiro-MG diante do Guanabara City-GO por 3 a 0 e válida pelas quartas de final, por exemplo, foi a primeira partida desta fase na cidade em sete anos, dado que a última vez que o Luisão havia acolhido jogo deste porte tinha sido em 2019, quando o Guarani fez 2 a 1 no Figueirense-SC.
Outro ponto interessante em 2026 foi a volta dos chamados ‘Grandes de São Paulo’ a São Carlos. Isso porque, desde a derrota do Palmeiras para o Flamengo de Guarulhos por 4 a 3 em 14 de janeiro de 2014, a Capital da Tecnologia não testemunhava jogos dos quatro clubes paulistas de maior expressão.
Desde então, a cidade recebeu equipes nacionais de primeiro escalão, como Botafogo-RJ, Cruzeiro-MG, Fluminense-RJ, Internacional-RS e Vasco da Gama-RJ, mas, com as melhorias e adequações proporcionadas pela Prefeitura para a edição 2024, a presença dos grandes paulistas voltou a ser cogitada e, em 2026, realizada, já que o Santos FC disputou seis partidas em solo são-carlense e ajudou a atrair grande público para todos os jogos.
Para o secretário de Esportes, Fernando Carvalho, a realização da Copinha em São Carlos representa um reconhecimento ao trabalho técnico e estrutural desenvolvido nos últimos anos. “A Federação Paulista de Futebol ficou satisfeita com a qualidade do gramado, dos campos de treinamento, da logística e da organização geral, o que permitiu que a cidade avançasse como sede até as quartas de final. Nosso objetivo é seguir investindo no esporte, tanto no alto rendimento quanto na base, e consolidar São Carlos como referência na realização de grandes competições esportivas”, afirmou Carvalho.
“Depois de 12 anos, recebemos novamente os grandes clubes do Estado na Copa São Paulo de Futebol Júnior, um dos maiores eventos do futebol de base do país. Isso é resultado de planejamento, investimento e muito trabalho da nossa gestão. O Estádio Luisão recebeu jogos importantes, com público expressivo, segurança e organização, mostrando que a cidade tem capacidade, estrutura e compromisso para sediar grandes competições. Além de movimentar a economia e o turismo, eventos como a Copinha fortalecem o esporte, inspiram nossos jovens e projetam São Carlos para todo o Brasil”, finalizou o prefeito Netto Donato.
A final da 56ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior acontece no próximo domingo (25/11), no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.





