A Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, em parceria com o Detran-SP, realizou uma ação educativa voltada à conscientização de motoristas e pedestres na manhã desta quarta-feira (24/9). A iniciativa integra a Semana Nacional de Trânsito, que acontece até 25 de setembro, e neste ano tem como tema “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Durante o “pit stop educativo”, agentes de trânsito, da Guarda Municipal e do Detran abordaram condutores distribuindo folders informativos e orientando sobre práticas seguras no trânsito. O foco principal foi o respeito à faixa de pedestres e a redução de velocidade, especialmente por parte de motociclistas e motoristas de veículos de passeio.
Segundo o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Sebastião Batista, a ação foi pensada para atingir diferentes públicos. Ele destacou que a receptividade dos motoristas foi bastante positiva. “Isso mostra que a educação no trânsito realmente tem impacto. Só com conscientização conseguimos reduzir os índices de acidentes de trânsito”, afirmou.
Além das abordagens educativas, a Secretaria reforça que atua com medidas estruturais e de fiscalização. A educação para o trânsito também está sendo levada às escolas da cidade. O Departamento de Educação para o Trânsito já realiza ações com crianças e adolescentes, e há planos para ampliar esse trabalho. “Estamos desenvolvendo um cronograma para que, a partir do próximo ano, tenhamos ações mensais nas escolas. Trazer desde cedo esse hábito de consciência para o trânsito é de suma importância”, concluiu o secretário.
“Quero destacar a importância dessa mobilização que realizamos hoje na Baixada do Mercado. O trânsito é um espaço coletivo, onde motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres precisam conviver com respeito e responsabilidade. Nosso objetivo, com ações como essa, é lembrar a todos que cada escolha no trânsito pode salvar vidas. A Semana Nacional de Trânsito reforça justamente essa mensagem: desacelerar, respeitar as leis e valorizar o bem mais precioso que temos, que é a vida. Estamos atuando não apenas com fiscalização, mas também com medidas educativas e estruturais, porque acreditamos que a mudança de comportamento nasce da consciência”, finalizou o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki.