A Prefeitura de São Carlos inaugurou oficialmente, neste domingo (27/7), o primeiro “Pit Stop Trabalhador São-carlense”, um espaço de apoio e convivência voltado aos motofretistas da cidade. Instalado estrategicamente no recuo da Avenida Trabalhador São-carlense, próximo ao Terminal Rodoviário, o ponto foi projetado para atender a demandas básicas como acesso a banheiro, água filtrada, micro-ondas, geladeira, espaço para descanso e tomadas para recarga de celulares. Com essa entrega, a gestão municipal dá início a uma política pública voltada a quem movimenta a cidade todos os dias e já planeja mais duas unidades, conforme demandas da categoria. As unidades serão instaladas na Praça Itália e no Santa Felícia.
A estrutura, equipada com ar-condicionado e recursos de acessibilidade, responde a antigas reivindicações da categoria. Marinalva da Silva Souza, motogirl há dois anos e meio, celebrou a novidade. “Nós não tínhamos lugar para tomar uma água, para carregar um celular, para usar o toalhete.
Principalmente nós, mulheres, não tínhamos um espaço adequado. Agora com essa conquista é maravilhosa. É um ganho muito importante para a categoria”.
O assessor do prefeito Netto Donato, João Muller, afirmou que parcerias com a iniciativa privada estão sendo buscadas para viabilizar os novos pontos. “Já temos alguns locais em vista, tanto para os uberistas como para os motociclistas. Ainda este ano devemos entregar pelo menos mais um. A cidade cresceu muito e é isso que estamos planejando: atender às novas regiões com estrutura adequada”.
O vereador Djalma Nery também destacou a importância do equipamento para trabalhadores em situação de vulnerabilidade. “É um equipamento importantíssimo para uma categoria que muitas vezes trabalha de forma precarizada. Certamente, esse espaço vai contribuir com o dia a dia deles”.
Durante o evento de inauguração, que marcou o Dia do Motoboy e Motociclista, houve distribuição de brindes, serviços gratuitos e atrações culturais. Segundo o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Sebastião Batista, o local foi cuidadosamente planejado: “Viemos aqui fazer medição, tentar ver o espaço mais adequado para as motos. Houve todo um trabalho por trás para chegarmos nesse espaço que inauguramos”.
O prefeito Netto Donato comemorou o avanço e anunciou que mais dois pit stops já estão em planejamento. “Esse é o primeiro de outros que vão ter aqui na cidade de São Carlos. Os próprios entregadores sugeriram que os próximos fossem implantados na área da Praça Itália e no bairro Santa Felícia. Já estamos trabalhando para que rapidamente a gente possa entregar isso para a população. Também teremos um ponto central para motoristas de aplicativo e taxistas”.
A expansão do projeto foi reforçada pelo secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki. “O prefeito nos incumbiu de colocarmos mais dois pontos em áreas estratégicas para poder auxiliar os motociclistas, motofretistas e motoboys. O funcionamento dos espaços será adaptado conforme a demanda dos profissionais”.
O ex-vereador Rodson Magno, atual secretário municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária, também participou da inauguração. “Em 2021 eu já havia indicado a construção e instalação de um ponto de apoio na região central para os condutores de motocicletas. O que vejo hoje aqui é exatamente o que eu imaginava para a categoria”.
Com forte apoio da categoria e respaldo institucional, o “Pit Stop Trabalhador São-carlense” representa um marco na valorização dos profissionais que vivem São Carlos sobre duas rodas — e sinaliza uma rota de expansão que já começa a ser traçada.