LEANDRO PILHA SE REÚNE COM SECRETÁRIO ESTADUAL E DEPUTADO EM BUSCA DE MELHORIAS PARA A SAÚDE DE SÃO CARLOS

O secretário municipal de Saúde de São Carlos, Leandro Pilha, representando o prefeito Netto Donato, esteve reunido na última terça-feira (13/05), em São Paulo, com o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, e com o deputado estadual Carlão Pignatari. A principal pauta do encontro foi a solicitação de apoio para a ampliação da estrutura do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar).
Pilha esteve acompanhado da diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins. Entre os pedidos, destacou-se a criação de um setor de hemodiálise no hospital, aquisição de quatro veículos para as equipes de Vigilância em Saúde e a compra de uma Van que será adaptada para funcionar como uma sala de vacinação móvel, o “Vacimóvel”. Também foi solicitado o aumento do Teto de Média e Alta Complexidade (MAC), recurso destinado a complementar o custeio dos serviços de assistência à população. Hoje o Teto MAC de São Carlos está em R$ 92.765.321.20.
Segundo o secretário municipal, a instalação de um setor de hemodiálise é uma demanda antiga. “Hoje, cerca de 30 pacientes de São Carlos precisam se deslocar para outras cidades ou permanecer internados em hospitais para fazer o tratamento. Isso causa transtornos e dificulta o acompanhamento médico adequado”, afirmou Leandro Pilha.
A proposta da Van é criar uma estrutura itinerante de vacinação, facilitando o acesso da população aos imunizantes e contribuindo para ampliar a cobertura vacinal no município.
O deputado Carlão Pignatari destacou a importância dos pedidos. “Me comprometo a liberar recursos, via emenda parlamentar, para a aquisição da Van, pois vejo ser uma ação importantíssima para aumentarmos os índices de cobertura vacinal. Também vou trabalhar para viabilizar recursos para os demais veículos e levar a demanda da hemodiálise ao ministro Padilha”, afirmou.
O secretário estadual Eleuses Paiva elogiou a iniciativa da gestão municipal. “A interiorização da saúde é uma prioridade do governo estadual. As demandas apresentadas por São Carlos são legítimas e refletem um planejamento sério. Vamos analisar com atenção os pedidos, especialmente a questão da hemodiálise, que pode transformar a qualidade de vida de muitos pacientes. A Secretaria está aberta ao diálogo e à construção conjunta de soluções”, declarou Paiva.