CONFERÊNCIA DAS CIDADES DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS ELEGEU 25 DELEGADOS PARA A ESTAPA ESTADUAL

Conferência das Cidades é um instituto contido na legislação do Ministério das Cidades em por lei em São Carlos, tem que ser gerenciada pelo COMDUSC (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano).

O COMDUSC em parceria com o setor académico, a sociedade civil organizada e a população da cidade realizaram a 7º Conferência das Cidades.

 

O evento teve duas palestras preparatórias, a primeira foi  no dia 17 de março na ACISC com a Palestrante Christiana Barbato, que discorreu sobre pontos críticos do transporte coletivo e do viário de São Carlos; a segunda foi no dia 19 de março na AEASC com a palestrante Paula Martins Escudeiro sobre o tema instrumento integrador das políticas climáticas municipais.

Esta primeira fase foi muito importante pois como os eixos temáticos sugeridos pelo governo federal eram muito abrangentes dividimos os temas para aumentar os subsídios da discussão.

 

A Conferência iniciou-se no dia 25 de março as 18 horas no Paço Municipal e contamos com a presença do Subsecretário  de Desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo José Police Neto, que elogiou muito o formato do evento e qualidade dos palestrantes e do envolvimento da sociedade na conferência. Também salientou que com a mudança tributária daqui para frente os Municípios para atraírem investimentos terão que ser mais ágeis e terem regras claras para o parcelamento do solo  e desenvolvimento do município. Também tivemos a palavra do Legislativo representado pelo Vereador Júlio Cesar que ressaltou a importância do evento e por último a palavra do Secretário de Gestão de Cidade e Infraestrutura João Muller que deu ênfase a necessidade de eventos com este para discutirmos a cidade e que este era o marco inicial das discussões da revisão do Plano Diretor do Município.

 

A primeira palestra foi sobre o eixo Governança e Participação Social com o palestrante José Eduardo Calijuri Hamra, que falou sobre o envolvimento da sociedade no planejamento do município e dessa discussão saíram 5 propostas que serão encaminhadas para a conferência estadual, sendo que colocamos em destaque a que mantém as comissões criadas para elaborar a conferência para iniciar a discussão da revisão do Plano Diretor.

 

A segunda palestra do dia foi sobre o eixo Infraestrutura e Mobilidade com o palestrante Aluísio Pardo Canholi que discorreu sobre a infraestrutura para minimizar os efeitos dos alagamentos e enchentes e juntando com a discussão feita no dia 17 de março também deu origem a 5 propostas, com destaque a duas propostas a que trata dos  projetos de microdrenagem e macrodrenagem  e a que fala do investimento para pesquisa que dará subsídios para  reformulação do transporte público.

 

O segundo dia da Conferência foi no dia 26 e a primeira palestra do dia foi sobre o Eixo Meio Ambiente e Mudanças Climáticas sendo o palestrante foi o Professor Érico Masiero que chamou a atenção para o aumento da temperatura nas cidades e algumas possibilidades para amenizar o efeito dessas ocorrências, no final a professora Renata Bovo apresentou as 5 propostas com destaque para a necessidade do crescimento sustentável do município. A segunda palestra do dia foi do eixo de urbanismo e habitação a palestrante foi a Barbara Pucci e decorreu sobre a demora na aprovação dos empreendimentos e o custo maior para a implantação do mesmo em relação a cidades semelhantes a São Carlos. No final também foram apresentadas 5 propostas que foram elaboradas pela comissão, com destaque para a criação do Plano de Habitação Social e a necessidade do georreferenciamento do município.

 

O dia 27 foi o último dia da Conferência, a abertura se deu com a palavra do Prefeito Neto Donato, que agradeceu o envolvimento de todos. Ressaltou que esteve em Curitiba em um evento de cidades inteligentes e que São Carlos, já tem muitas ações sendo feitas nessa área.

 

A primeira palestra do dia Foi do Professor André Carlos Ponce de Leon Ferreira Carvalho, sobre o eixo Cidades Inteligentes, ele mostrou iniciativas de algumas cidades em vários ramos de inovação trazendo resultados práticos para a população, inclusive em São Carlos, no final também foram apresentadas 5 propostas com destaque para a centralização dos dados e indicadores do município.

 

Na sequência  foram reapresentadas todas as propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual e foram aprovadas por unanimidade dos presentes.

 

A última etapa da Conferência foi a eleição de 25 delegados e seus suplentes que irão representar o município de São Carlos na Conferência Estadual, no total serão 25 membros titulares, sendo divididos da seguinte maneira: 11 delegados do poder público, 7 dos movimentos sociais, 2 dos trabalhadores e entidades sindicais, 2 da classe empresarial, 2 de entidades académicas e profissionais e 1 representante da ONGs.