UNIDADE DE CONTROLE DE ZOONOSES ALERTA PARA A BAIXA PROCURA PELA VACINA CONTRA A RAIVA PARA CÃES E GATOS

O posto permanente de vacinação antirrábica de cães e gatos “Romeu Casale Filho, coordenado pela a Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde, desde a inauguração em 5 de fevereiro, imunizou 290 animais, sendo 186 no mês de fevereiro e 104 em março.
Luciana Marchetti, médica veterinária e supervisora da Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias, alerta para a baixa procura, reforçando que embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não isenta a vacinação anual juntamente com a guarda responsável dos animais. “A raiva é uma doença infecciosa que não tem cura e pode ser fatal”, reforça a veterinária.
Como hoje a vacina contra a raiva animal vem em frascos de 25 doses e estas doses devem ser utilizadas em até três dias após abertura do frasco, o posto de São Carlos realiza a imunização duas vezes por semana, todas às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 16h30. “Estabelecemos esse cronograma visando o melhor aproveitamento do imunizante, evitando dessa forma o desperdício de doses. Mas se a procura continuar baixa, vamos ter que oferecer a vacinação somente uma vez por semana”, afirma Luciana Marchetti.
Somente podem ser vacinados cães e gatos a partir de 3 meses de idade saudáveis. Não é recomendada a vacinação de animais que estiverem recebendo antibióticos ou anti-inflamatórios, devendo aguardar o final do tratamento. Os animais devem ser levados devidamente contidos com coleira e guia, conduzidos por pessoa que seja capaz de segurá-lo para a realização do procedimento, e com focinheira ou mordaça se for necessário. Já os gatos devem estar em caixas de transporte ou adequadamente contidos.
O Posto de Vacinação está localizado na avenida Dr. Carlos Botelho, nº 3.469, na Vila Deriggi. Para fazer o agendamento o tutor do animal deve ligar no 3307-7405.