PREFEITUTRA VAI REFORMAR A CENTENÁRIA PRAÇA ANTÔNIO PRADO

A Prefeitura de São Carlos vai realizar no próximo dia 19 de abril, as 9h30, uma sessão pública referente a licitação, na modalidade pregão eletrônico, para contratar uma empresa de engenharia para reformar e revitalizar a centenária Praça Antônio Prado, localizada defronte à antiga Estação Ferroviária de São Carlos. O valor máximo fixado para o edital é de R$ 430.926,43.
De acordo com a Fundação Pró-Memória, a Praça Antônio Prado foi originada em 1884 como Praça Visconde de Rio Claro e renomeada em 1916 como Praça Antonio da Silva Prado, e tem, portanto, 108 anos de existência.
Entre as intervenções estão previstas a demolição de piso de concreto e alvenaria, retirada de tela galvanizada e mourões, execução de rampas de acessibilidade e canaleta de água pluvial, instalação de novas guias e sarjetas, instalação de bancos em alumínio fundido com pintura eletrostática na cor preta chumbado ao chão através de parabolt no piso, instalação de lixeiras em madeira plástica, nova iluminação com lâmpadas de bulbo em LED, pintura do gazebo, piso e grelhas de drenagem e novo paisagismo.
Vale lembrar que a Prefeitura, através da Secretaria de Obras Públicas, já revitalizou a Praça Paulino Carlos em frente à Catedral e também vai executar obras de reforma e revitalização da Praça dos Voluntários (defronte ao Mercado Municipal) na região central da cidade e da Praça Santa Cruz e pretende, ainda, em parceria com a Câmara Municipal, revitalizar a Praça Coronel Salles.
“Nós estamos revitalizando a região central da cidade e na Praça Antonio Prado a ideia é fazer a desobstrução visual da própria Estação, vamos revitalizar os canteiros, bancos, trocar a iluminação, o local passará por uma transformação com o objetivo de buscar o projeto inicial de 1916. A praça está dentro do perímetro histórico da cidade vinculado à Estação Ferroviária e a Fundação Pró-Memória. Por determinação do prefeito nós contratamos a empresa que elaborou o projeto com amplo estudo das características históricas da praça e vamos fazer essa revitalização tentando buscar a sua origem, mudando o visual daquela região”, destacou o secretário de Obras Públicas, João Muller.