FUNDO SOCIAL DE SÃO CARLOS E ESTADO CERTIFICAM PARTICIPANTES DO CURSO DE PRÓTESE CAPILAR

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Carlos, Rosária Mazzini e as instrutoras do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Michele Cazuzza e Simone Lozano, entregaram na última quinta-feira (28/03), os certificados de conclusão do curso especial de qualificação profissional de confecção de prótese capilar.
A capacitação faz parte do Projeto Solidariedade em Fios que tem como objetivo produzir próteses capilares e doá-las para mulheres em tratamento contra o câncer ou com Alopécia androgênica (doença que causa perda permanente de cabelo).
Com duração de 3 dias, de 26 a 28 de março, a capacitação reuniu representantes dos municípios de Lençóis Paulista, Mineiros do Tietê, Motuca, Santa Rita do Passa Quatro, Ibitinga, Promissão, Taquaral, Trabiju e Garça.
O Fundo Social de São Carlos foi escolhido para sediar a capacitação em virtude da infraestrutura que sua sede oferece. “Todo o curso foi ministrado no nosso salão de beleza e na nossa sala de costura com várias máquinas que podem ser utilizadas para a confecção das próteses. Também indicamos profissionais que já passaram por formação nessas áreas aqui mesmo no Fundo para fazer o curso. A nossa ideia é multiplicar esse conhecimento”, explicou Rosária Mazzini, agradecendo a participação dos outros municípios.
 “É uma alegria enorme saber que essas próteses irão promover a autoestima em mulheres que passam por um momento tão difícil ao enfrentar um tratamento contra o câncer”, enfatizou a presidente do Fundo Social de São Carlos.
De acordo com Simone Lozano os municípios participantes também receberam cabelos doados pelo Fundo Social de São Paulo. “Repassamos cabelos naturais para os Fundos Sociais utilizarem na capacitação, já que as mulheres que serão atendidas receberão a prótese personalizada, semelhante ao cabelo que tinham antes do tratamento de quimioterapia”, disse a instrutora, agradecendo o Fundo Social de São Carlos pela recepção e hospitalidade.
Adriana Lenci, presidente do Fundo Social de Lençóis Paulista, falou da importância da capacitação para que os municípios possam auxiliar as mulheres que passam pelo tratamento de quimioterapia. “São fios de esperança e solidariedade que ajudam a transformar vidas”, destacou Adriana.
Em São Carlos as próteses serão repassadas para mulheres indicadas pela Rede Feminina São-carlense de Combate ao Câncer.
O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos está localizado na rua Francisco Maricondi, nº 375, na Vila Marina. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3372-0865.