SECRETARIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ENTREGA CERTIFICADOS DO PROJETO “ACOLHIMENTO DO CIDADÃO SURDO”

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR) promoveu a solenidade de entrega dos certificados do projeto “Acolhimento do Cidadão Surdo” na manhã do último sábado, 17 de fevereiro, na sede da Associação dos Surdos de São Carlos “Jurandyra Fehr” (ASSCJF).
A cerimônia contou com a presença da secretária Lucinha Garcia, da presidente da ASSCJF, Fernanda Silveira de Souza, e dos vereadores Robertinho Mori, Cidinha do Oncológico, Bira e Dimitri Sean. Em 2023, Mori, Cidinha e Dimitri destinaram emendas parlamentares impositivas para a realização de ações e projetos da associação.
O projeto “Acolhimento do Cidadão Surdo”, promovido pela Prefeitura de São Carlos e pela ASSCJF, ofereceu cursos de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Informática, Português e Recursos Humanos para pessoas com deficiência auditiva interessados em uma formação básica e de curta duração para obter habilidades administrativas a fim de buscar um novo emprego. As atividades também ajudaram a promover a inclusão digital dessas pessoas de forma gratuita, oferecendo ferramentas úteis para o cotidiano e para o trabalho.
Os 30 concluintes dos cursos receberam os certificados das mãos das autoridades presentes na presença de convidados e familiares. Durante o evento, os discursos tiveram o apoio de intérprete de LIBRAS com traduções simultâneas. Dezoito concluintes já tiveram seus currículos aprovados por empresas da região e podem ser contratados com base na Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência, em vigor há 31 anos no País.
Na oportunidade, a secretária prestou homenagem a Eduardo Parise e sua mãe, Marisa Munhoz Parise, que colaboraram diretamente para a formalização e pela constituição atual da Associação dos Surdos de São Carlos “Jurandyra Fehr”.
“Quero agradecer ao prefeito Airton Garcia pela oportunidade de proporcionar às pessoas com deficiência mais cursos de qualificação profissional que vão ajudá-los na busca de oportunidades no mercado de trabalho”, afirmou a secretária.