SÃO CARLOS CONQUISTA PRÊMIO ESTADUAL “MUNICÍPIO DESTAQUE NA ALFABETIZAÇÃO”

A cidade de São Carlos foi premiada nesta terça-feira (20/02) pelo Governo do Estado de São Paulo. A Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Janete Lia foi classificada como umas das 120 melhores escolas do Estado de São Paulo pelo bom desempenho em alfabetização, e recebeu o prêmio “Município Destaque no Crescimento da Alfabetização”. A solenidade foi realizada na Sala São Paulo, na capital paulista, com a presença do governador Tarcísio de Freitas.
A EMEB Janete Lia apresentou um Índice de Fluência em Leitura (IFL) de 7,6 considerando uma escala de até 10 pontos possíveis, com a participação de 1.059 alunos (90,4%) dos 1.183 previstos.  A média do IFL nas demais escolas municipais de São Carlos foi de 6,3, superior à média do estado que é de 4,8. A EMEB Janete Lia é uma escola de período integral e traz para São Carlos o melhor índice na avaliação somativa realizada no final de 2023 que teve como referência os resultados da Avaliação de Fluência Leitora, teste realizado na rede de ensino com alunos dos segundos anos do ensino fundamental.
O prêmio foi recebido pelos secretários municipais Roselei Françoso (Educação) e Netto Donato (Governo), que na ocasião representou o prefeito Airton Garcia, um reconhecimento da gestão da Educação em São Carlos na garantia do direito à alfabetização.
A Fluência Leitora avalia o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, visando identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. A atividade prática permite verificar a capacidade dos estudantes no entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados a sua etapa escolar, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura.
São consideradas leitoras fluentes as crianças que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.
O conhecimento dos estudantes é medido por meio do aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), utilizado para a gravação e validação da leitura das crianças.
Em 2024, com a expectativa de implantação do Alfabetiza Juntos SP nos municípios paulistas, a previsão é que a avaliação tenha duas edições, no fim do primeiro e do segundo semestre.
Caio Henrique Silva, diretor da EMEB Janete Lia, explicou que é extremamente gratificante receber essa premiação pela transformação que essa iniciativa proporciona na vida das crianças, em um bairro vulnerável e em uma escola com fundamental importância na vida das famílias. “É uma alegria ver o quanto a Educação vai transformar a vida destas pessoas. Chegar nesse índice é gratificante e o resultado conquistado de ficar como a melhor escola do município e entre as melhores do Estado possibilita que toda a equipe escolar, abrace essa causa e sonhe voos mais altos”, comemorou.
Para o secretário municipal de Educação, Roselei Françoso, é uma vitória “ter nossa escola municipal selecionada entre as 120 melhores escolas de São Paulo. O resultado da fluência leitora nos trouxe essa conquista e as 5 escolas de São Carlos ficaram entre as 10 melhores e isso só foi possível graças aos investimentos na contratação de professores de apoio e substituição, o trabalho das coordenadoras pedagógicas, o envolvimento dos professores, toda uma equipe que ajudou muito neste processo. Agradeço também ao prefeito Airton Garcia e ao secretário de Governo Netto Donatto por terem acreditado em nosso trabalho e ter oferecido as condições necessárias para conquistarmos esse resultado”, agradeceu.
O secretário municipal de Governo, Netto Donato, ressaltou que a conquista é o reflexo do trabalho desenvolvido na área da Educação no município. “São Carlos todo dia tem uma boa notícia para dar na área da Educação e é com o cuidado com as nossas crianças e com a alfabetização que nós vamos construir uma cidade cada vez melhor, com conhecimento extraordinário, com tecnologia, inovação, com infraestrutura, uniformes e excelentes professores, fator mais importante de tudo e que proporcionou a premiação entregue pelo governador Tarcísio de Freitas”, frisou.
ALFABETIZA JUNTOS SP – Durante o evento desta terça-feira (20/02), o governador Tarcísio de Freitas e o secretário da Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, também lançaram o programa Alfabetiza Juntos SP, uma iniciativa que pretende unir os 645 municípios e as 91 diretorias de ensino com o objetivo de atingir a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade.
A meta do Alfabetiza Juntos SP é ter 90% de crianças leitoras até o fim da atual gestão, em 2026. Para isso, a Educação vai enviar material didático aos municípios, formar seus professores e ampliar a aplicação da Avaliação da Fluência Leitura, um dos projetos da Educação em andamento desde o ano passado e que integra as ações do programa.
“Quem se alfabetiza melhor é quem vai melhor lá na frente, é quem vai ter o melhor resultado na Prova Paulista, no Provão Paulista e no vestibular. E aí, de fato, nós precisamos cuidar da base e alfabetizar na idade certa”, afirmou o governador.
“Temos que trabalhar a base, e o Estado tem uma responsabilidade importante. Nós vamos trabalhar juntos com os municípios, a responsabilidade é nossa também. Precisamos estimular e incentivar, e o programa Alfabetiza Juntos SP está calcado nisso”, completou Tarcísio de Freitas.
Para que o Alfabetiza Juntos SP se transforme em uma política pública de Estado, o governador assinou um decreto de criação do programa. São Carlos já fez a adesão ao Programa Alfabetiza Juntos SP, por meio de cadastro no Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp). No regime de colaboração entre Estado e prefeituras, o Alfabetiza Juntos é uma iniciativa da Seduc-SP, com apoio técnico da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime-SP) e em parceria com a Aliança, coalizão formada por Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum.
A Secretaria Estadual de Educação ficará responsável pela formação continuada para professores alfabetizadores, gestores escolares e equipes regionais, concomitante ao início das parcerias firmadas nesta terça. A capacitação será feita em encontros online e presenciais, com formação desenvolvida pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (Efape); avaliação e monitoramento dos níveis de proficiência em leitura e das estratégias definidas pelos municípios, incluindo participação na próxima edição da Avaliação de Fluência Leitora; material didático impresso e complementos em versão digital para todos os alunos e professores dos 1º e 2º anos; disponibilização da plataforma de leitura Elefante Letrado para as escolas; criação de incentivos financeiros para escolas com os melhores resultados de alfabetização, monitoradas por meio do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) para 2º e 5º anos do ensino fundamental. A expectativa do Estado é investir R$ 200 milhões nesta ação.
“O Alfabetiza Juntos SP é um acontecimento que precisa da união de todos os 645 municípios para que, assim, possamos construir um estado com crianças fluentes na leitura. Mais do que uma ação deste governo, o programa é uma política pública de estado, que deve ultrapassar os anos, e envolver as comunidades escolares, sempre com foco no aluno”, disse o secretário da Educação, Renato Feder.
Também participaram da solenidade de premiação a secretária Adjunta de Educação, Paula Koff, além de coordenadores, diretores e demais gestores da SME.