ESCOLAS MUNICIPAIS SEGUEM COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O “PROJETO FÉRIAS”

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, continua com as inscrições abertas para o Projeto Férias até a próxima segunda-feira (08/01).
As atividades acontecem nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) e nas Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs). Cerca de 3 mil alunos matriculados na
rede municipal de ensino são esperados para participar da recreação.
O Projeto Férias será realizado entre os dias 24/01 e 01/02 e atende as crianças da Educação Infantil (0 a 6 anos) e Ensino Fundamental (6 a 12 anos), tendo como dinâmica
pensar a ludicidade em seus aspectos principais, desenvolvimento de oficinas culturais, brincadeiras, rodas de conversa, exploração dos princípios da base nacional curricular
(currículo e metodologias que orientam os aspectos teóricos) e os direitos de aprendizagem da criança, entre outras atividades. As inscrições são facultativas e gratuitas,
com o projeto visando democratizar o aproveitamento das férias no ensino público de maneira educativa, saudável e levando em consideração o desenvolvimento da criança.
Os pais ou responsáveis dos alunos de 0 a 3 anos poderão optar pelas atividades de recreação em período integral (7h40 às 16h20) ou parcial (7h40 às 12h – manhã ou 13h às 17h20 – tarde). Já para os alunos de 4 a 6 anos, as opções de recreação são exclusivas para período parcial (7h40 às 12h – manhã ou 13h às 17h20 – tarde), enquanto os estudantes do Ensino Fundamental terão a recreação das 13h às 17h20. Com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, será oferecida alimentação conforme já ocorre regularmente em todo o ano letivo.
Todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino em 2023 estão aptos a participar do Projeto Férias. Para isto, basta fazer a inscrição optando por uma das unidades escolares disponíveis e aguardar a confirmação via e-mail ou lista da escola. O número de vagas pode variar de acordo com a capacidade da unidade escolar e, para o preenchimento das vagas, será respeitada a ordem de inscrição.
O secretário municipal de Educação, Roselei Françoso, detalha as particularidades do projeto e o planejamento a ser executado. “Esta iniciativa é desenvolvida há vários anos e será oferecida em todas as escolas onde os diretores, professores e merendeiras venderam as férias para atender a comunidade. Vamos fazer esse acolhimento com um trabalho específico para os nossos professores, direção e comunidade escolar e, a partir do dia 24/01, começam as atividades de recreação escolar programadas pelos nossos gestores para atender os alunos”, disse Roselei.
Para a Educação Infantil, o Projeto Férias será oferecido nos CEMEIs Amélia Botta, Antônio de Lourdes Rondon, Benedicta Stahl Sodré, Bento Prado de Almeida Ferraz Junior, Bruno Panhoca, Carmelita Rocha Ramalho, Carminda Nogueira de Castro Ferreira, Cecília Rodrigues, Deputado Lauro Monteiro da Cruz, Dionisio da Silva, Dom Ruy Serra, Enedina Montenegro Blanco, Helena Dornfeld, Homero Frei, João Jorge Marmorato, João Paulo, José de Brito Castro, José de Campos, José Marrara, Juliana Maria Peres, Maria Alice Vaz de Macedo, Maria Consuelo Brandão Tolentino, Maria Lucia Marrara, Maria Luiza Perez, Marli de Fatima Alves, Nilson Aparecido Gonçalves, Octávio de Moura, Olivia Carvalho, Osmar Stanley Martini, Pedro Pucci, Professor Antônio Cotrim, Regina Melchiades, Ruth Bloem Souto, Santo Piccin, Therezinha Rispoli Massei e Vicente de Paulo Rocha Keppe.
Já para os alunos do Ensino Fundamental, as atividades acontecem nas EMEBs Angelina Dagnone de Melo, Antônio Stella Moruzzi, Arthur Natalino Deriggi, Carmine Botta, Dalila Galli, Dr. Alcyr Afonso Leopoldino, Janete Maria Martinelli Lia, Maria Ermantina Carvalho Tarpani, Prof. Afonso Fiocca Vitali e Prof. Ulysses Ferreira Picolo. Também entra nesta listagem a CEMEI Vicente de Paulo Rocha Keppe.
As inscrições podem ser feitas online para a recreação da Educação Infantil pelo link:
e para o Ensino Fundamental pelo link:
Os alunos do Ensino Fundamental também podem participar do Projeto Férias em duas escolas que atendem os serviços da Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EMEJA) – EMEB Prof. Ulysses Ferreira Picolo e CEMEI Vicente de Paulo Rocha Keppe – que, neste caso, têm um formulário próprio, disponível no link: