COMPLEXO ESPORTIVO DO SANTA FELÍCIA RECEBE PRIMEIRA ETAPA DE PROJETO DE ARBORIZAÇÃO

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura, e em parceria com o Rotary Club de São Carlos – Pinhal, professores do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a empresa Morro Verde Ambiental – Serviços Ambientais, está promovendo a arborização completa do Complexo Esportivo do Santa Felícia, que receberá 65 novas árvores conforme os protocolos da legislação municipal.
No mês de dezembro, colaboradores do Rotary Club de São Carlos – Pinhal estiveram no local realizando o plantio das mudas, em uma parceria que também prevê o cuidado pela organização nos próximos dois anos e sem custos ao município. A escolha das espécies arbóreas plantadas passou pela avaliação técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e, depois, para verificação da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura quanto a possibilidade de obstrução da prática de alguma atividade esportiva.
As mudas estão distribuídas por todo o Complexo Esportivo do Santa Felícia, com especial concentração no entorno do campo municipal de futebol Francisco da Costa “Chico Preto” e das quadras de futevôlei e vôlei de areia. Alguns exemplares também se encontram próximos à pista de skate.
De acordo com a professora do Departamento de Ciências Ambientais da UFSCar e coordenadora do projeto de extensão “Arborização de áreas verdes públicas: Centro Esportivo do Santa Felícia”, Andréa Lúcia Teixeira de Souza, a arborização contribuirá com diversos benefícios na vida dos esportistas que frequentam o local e dos moradores das proximidades. “A arborização urbana, em especial de áreas públicas, contribui para a saúde e bem-estar dos moradores através da melhoria da qualidade do ar pela retenção de particulados, redução da poluição sonora e do estresse térmico ao prover sombreamento em meio às ilhas de calor urbano”, comenta Andréa.
O sócio do Rotary Club de São Carlos – Pinhal, Celso Rizzo, recorda que o projeto também prevê homenagens e o envolvimento com a comunidade, haja vista que, no mês de março, uma placa será colocada no local destinada a memória de esportistas são-carlenses. “O Rotary Club – Pinhal irá solicitar a algumas entidades para que indiquem nomes a serem homenageados. Também pediremos que escolas realizem pequenos torneios, cuja premiação será a colocação do nome dos campeões na placa, além, é claro, de selecionar os atletas de São Carlos que ganharam medalhas em torneios importantes”, disse Celso.
Anderson Ferrares, secretário municipal de Esportes e Cultura, ressalta que o projeto foi implantado por unir diversos pontos positivos. “A arborização contribui com a qualidade de vida da população e, quando estas mudas estiverem um pouco maiores, também teremos um embelezamento paisagístico mais visível do Complexo Esportivo do Santa Felícia. Pedimos a todos os que frequentam o espaço para que colaborem e não danifiquem as mudas plantadas, pois, em breve, elas farão deste um local ainda mais bonito e acolhedor”, finaliza Anderson.