REDES SOCIAIS DA PREFEITURA DE SÃO CARLOS BATEM RECORDE EM 2023

O mês de novembro foi o de maior alcance, com mais de 3 milhões de impressões
O ano de 2023 consolidou definitivamente a comunicação via redes sociais no mundo todo. A Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Comunicação, seguiu esta tendência, realizando um trabalho intenso de comunicação e relacionamento com o público de internet durante os últimos 12 meses – e isso se refletiu em números jamais alcançados.
Em 2023, foi criado o Departamento de Comunicação Digital, com foco principal na gestão das mídias sociais. Desta forma, foi possível expandir também a presença da Prefeitura para outras redes. Além do Facebook, Instagram e Youtube, a Prefeitura estabeleceu, neste ano, perfis também no TikTok, LinkedIn e WhatsApp.
Nas principais redes, os perfis da Prefeitura alcançaram cerca de 19,5 milhões de impressões, métrica que diz quantas vezes o conteúdo foi entregue para os usuários da rede (onde cada internauta pode ser impactado mais de uma vez por uma mesma publicação). O recorde veio no mês de novembro, com 3.192.150 impressões.
A média mensal de usuários únicos que veem algum conteúdo da Prefeitura nas redes é de cerca de 300 mil. Mas meses como julho e novembro se destacaram, tendo 1,06 milhão e 568 mil usuários únicos, respectivamente, visualizando algum post nas três principais redes. “Isso acontece porque alguns conteúdos viralizam em nível nacional”, explica a secretária-adjunta de Comunicação, Carol Maglio. “Temos posts que trazem fatos e notícias tão interessantes ou são produzidos com linguagem tão envolvente e nativa do ambiente virtual, que os internautas comentam e compartilham muito. Desta forma, rompem a barreira da cidade e chegam a usuários de qualquer estado brasileiro, que se inspiram em ações realizadas em São Carlos, inclusive marcando as arrobas das prefeituras de suas cidades para ficarem atentas ao que estamos fazendo aqui”, conta.
De acordo com o secretário, Leandro Severo, as redes sociais têm sido uma potente ferramenta para cumprir a função de dar divulgação e transparência às ações do governo. “Nossa equipe de comunicação assumiu o compromisso de entender as particularidades da internet, mas sem perder de vista o principal, que é a informação mais completa possível e mais próxima do tempo real em que a notícia acontece”. Outro ponto que ele destaca é a variedade dos conteúdos. “Como o espaço das redes é menos restritivo, em termos de tempo e tamanho se comparados aos veículos tradicionais, isso nos permite abranger diariamente muitas informações, de todas as secretarias. Podemos também nos desdobrar com mais detalhes em fatos que precisam de mais espaço para serem apresentados. E para muitas pessoas, hoje a internet é a principal fonte de informação, o que faz com que busquemos sempre expandir nossa presença nas redes”, acrescenta Leandro.
O ano de 2024 para as redes sociais já deve começar agitado, com a cobertura especial da Copinha e com mais conteúdos sobre as obras ativas atualmente em São Carlos. “Até fevereiro é esperado também que tenhamos uma segunda rede ultrapassando os 50 mil seguidores únicos, que será o Instagram, além do Facebook, onde já somamos 53 mil seguidores”, conclui a secretária-adjunta.
Acompanhe a Prefeitura Municipal nos perfis oficiais:
Instagram: https://www.instagram.com/prefeiturasaocarlosoficial
Facebook: https://www.facebook.com/prefeiturasaocarlos
Youtube: https://www.youtube.com/@PrefeituraSaoCarlosOficial
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/prefeiturasaocarlos
TikTok: https://www.tiktok.com/@prefeiturasaocarlos
WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaBRcWU0gcfKvUW9KO3Q (o recurso de Canais do WhatsApp pode não estar ainda disponível para todos os modelos de celulares)