AGENTES DE SAÚDE DA UBS SANTA FELÍCIA REALIZAM ORIENTAÇÕES PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

A Secretaria de Saúde, através da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Felícia, realizou na segunda (9) e nesta terça-feira (10), uma série de orientações sobre doenças cardiovasculares para os alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Attilia Prado Margarido.
Desde 2000 o dia 29 de setembro é considerado o Dia Mundial do Coração e foi criado para alertar as pessoas sobre as doenças cardiovasculares e o AVC (Acidente Vascular Cerebral), comorbidades que matam cerca de 17 milhões de pessoas no mundo todos os anos.
As doenças cardiovasculares podem afetar o coração e os vasos sanguíneos, destacando-se a doença arterial coronariana, que envolve dor no peito e infarto agudo do miocárdio, sendo esta a maior causa de morbimortalidade no mundo. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem infarto Agudo do Miocárdio, ocorrendo óbito em 30% desses casos.
Os fatores de riscos podem ser hereditários, mas a maioria das doenças cardíacas são preveníveis, os homens tem mais predisposição às doenças cardíacas, pessoas acima de 50 anos, sedentarismo, tabagismo, obesidade, hipertensão, diabetes e o colesterol alto, são fatores preocupantes.
Camila Caetano Rosete, enfermeira supervisora da UBS do Santa Felícia, disse que o coração é o musculo mais importante do corpo, a cada batida ele fornece alimento e oxigênio para as células, um coração saudável é claramente um corpo saudável. “No Brasil temos por ano 350 mil óbitos por conta de doenças cardiovasculares, é um número muito alto que a gente pode prevenir e evitar. A doença cardíaca tem um caráter sistêmico que acaba afetando outros órgãos, principalmente os rins. A nossa intenção foi trazer para a escola essas pequenas informações para que os alunos se apropriem e levem para a vida, para o cotidiano, para os seus familiares. É uma sementinha para indicar a necessidade da prevenção das doenças cardiovasculares”.
A vice-diretora da escola, Rosana Maria, que solicitou essas orientações para os alunos, enfatiza a importância do conhecimento para a prevenção das doenças cardiovasculares. “Prevenção é a palavra-chave, já que eles estão saindo da adolescência e entrando na vida adulta. Eles precisam saber para se prevenir e assim viver mais e melhor no futuro, esse é o foco”.
Foram ao todo 15 salas de aulas que contaram com as orientações de agentes da saúde da UBS Santa Felícia que demostraram a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde do coração para uma vida melhor.