PROFESSOR ITALIANO LORENZO MANERA DA UNIMORE FALA SOBRE A ABORDAGEM REGGIO EMILIA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA

A Secretaria de Educação, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), promoveu na tarde da última terça-feira (01/08), a palestra “Integração Ítalo Brasileira: concepções de infâncias”, com o professor Dr. Lorenzo Manera da Universidade de Modena e Reggio Emília (UniMore) na Itália que trouxe uma abordagem educacional Reggio Emília, pratica voltada especialmente para educação infantil.

 

O evento tem por objetivo promover a formação dos gestores escolares e professores dentro da perspectiva da Abordagem Reggio Emília, que podem ser adaptadas e aplicadas em contextos educacionais municipais.

 

A abordagem Reggio Emília é uma filosofia educacional e pedagógica, começa logo após a Segunda Guerra Mundial em 1947, em um vilarejo do norte da Itália com o mesmo nome, destruído pelos bombardeios.

 

O professor Lorenzo destaca que é um projeto de colaboração entre a Universidade de Modena Reggia Emília e a UFSCar, que prevê a sua permanência no Brasil por um mês, ministrando palestras, colaborando com grupos de pesquisas e a partir de outubro a ida de três pessoas, entre elas a da professora da rede pública de São Carlos, Letícia Munhoz, que ficará por um ano na Universidade de Reggia Emília finalizando seu doutorado.

 

Sobre a abordagem Reggio Emília, Lorenzo explica que é uma pedagogia focada em desenvolver as habilidades da criança. Uma abordagem educativa pública da região de Reggia Emília, na Itália, que prevê permitir e oferecer as crianças, uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida, qualidade que consiste no cuidado do ambiente de aprendizagem, na contínua formação do professor e na relação estreita entre a escola, cidade, e a comunidade, a escola sendo o coração da comunidade.

 

“A criança é um cidadão não apenas do futuro, mas principalmente do presente, a ideia de valorizar o papel da criança desde sempre na sociedade. Uma criança competente, cheia de possibilidades, independente e confiante. A cidade reconhece a importância do trabalho de pesquisa da escola, as professoras são consideradas pesquisadoras. Essa abordagem tem destaque conquistado em diversos países”, afirma Lorenzo Manera.

 

Durante a palestra, Manera também destacou o diálogo e a colaboração entre as universidades e a Secretaria de Educação, para promover uma educação de qualidade.

 

A professora Letícia Munhoz Vellozo, efetiva no CEMEI Benedito Aparecido da Silva e doutoranda da UFSCar, adepta da abordagem e que vai em um acordo de cotutela que permite obter simultaneamente a dupla certificação, da UFSCar e da UniMore.

 

“Pesquiso a relação da criança e da natureza e como essa relação é fundamental para a criatividade, para o desenvolvimento de adultos ecologicamente mais conscientes, é importante para o desenvolvimento infantil como um todo, é algo que eu sempre acreditei e que agora no retorno às minhas atividades eu possa contribuir compartilhando as minhas experiências para a rede educacional como um todo”, disse a professora.

 

“Buscar o conhecimento, trocar experiências, é sempre importante e trazer o Prof. Lorenzo que é um especialista em Reggio Emília e enviar a Letícia que é professora da rede municipal é crucial para o município de São Carlos. ”Nós nos inspiramos nessa técnica, buscamos o conhecimento, mas ter uma pessoa que atua lá na Itália na Universidade Reggia Emília, trocando experiência conosco, é de grande orgulho de grande honra”, enfatizou o secretário de Educação, Roselei Françoso.

 

Com a inspiração e conhecimento trazidos por Lorenzo, espera-se que educadores e gestores continuem aprofundando seus estudos sobre a abordagem Reggio Emília e possam, em breve, aplicar seus princípios e práticas nas escolas, proporcionando aos alunos uma educação melhor a cada dia.

 

O evento teve a participação especial do Grupo Artístico de Música da UATI sob a coordenação da professora Manuela de Souza da Fundação Educacional São Carlos (FESC) e do Balé Centro Municipal e Atividades Recreativas (CEMEAR).