SINDSPAM FAZ DOAÇÃO DE EQUIPAMENTOS AO AMBULATÓRIO DE FERIDAS E OSTOMIAS

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na manhã desta quarta-feira (12/07), do Sindicado dos Servidores Públicos e Autárquicos (SINDSPAM), dois equipamentos emissores de laser para o Ambulatório de Feridas e Ostomias que funciona no Centro Municipal de Especialidades (CEME).
O Ambulatório de Feridas e Ostomias atende pacientes referenciados pelas unidades básicas e de saúde da família que desenvolveram feridas complexas em decorrência de outras doenças, como diabetes, tabagismo, hipertensão, obesidade, hanseníase ou algum problema vascular e pacientes portadores de ostomias (abertura criada cirurgicamente entre o intestino e a parede abdominal) que utilizam bolsa de colostomia.
Os aparelhos doados pelo Sindicato ajudam exatamente no tratamento das feriadas por meio da laserterapia, terapia com luz laser de baixa potência que tem a função de bioestimular as células danificadas do corpo para reparação de tecidos. A laserterapia tem efeito analgésico (alívio da dor), cicatrizante e atua na modulação da inflamação.
De acordo com a supervisora do Ambulatório, Alessandra Cristina Delfino Bueno, os equipamentos são de última geração, possibilitando a recuperação mais rápida do paciente. “São aparelhos mais sofisticados com 8 pontos de laser cada um, proporcionando dessa forma curar as grandes feridas em um tempo menor. Hoje atendemos 19 pacientes com feridas complexas, todos referenciados pela atenção básica”, revela a supervisora.
Jôra Porfírio, secretária de Saúde, agradeceu o SINDSPAM pela doação e falou da importância dos aparelhos nos tratamentos oferecidos pelo SUS. “Além de ajudar na cicatrização das feridas, são muito utilizados também no tratamento da dor. Temos outros tipos de equipamentos, porém específicos para as feridas. Já os novos também poderemos disponibilizar para as sessões de fisioterapia. O retorno é muito bom”, explica a secretária.
O presidente do SINDSPAM, Adail Alves de Toledo, explicou que a iniciativa de doar esses aparelhos se deu após ele próprio necessitar de um tratamento semelhante. “Conheci essa tecnologia a cerca de dois anos e durante o tratamento percebi que o equipamento utilizado era com apenas um ponto de lazer e que havia tecnologia melhor para ser utilizada. A partir deste momento surgiu a ideia de adquirirmos esses equipamentos mais modernos, com oito pontos de lazer agilizando assim o processo de recuperação do paciente. Apresentamos a ideia para a nossa diretoria que aprovou a doação e hoje com muita alegria entregamos esses equipamentos para a Secretaria Municipal de Saúde”, disse Adail.
Os equipamentos serão disponibilizados para toda a população atendida pelo SUS e futuramente aos associados do SINDSPAM. “Hoje entregamos esses equipamentos para que toda a população assistida pelo SUS possa ser beneficiada, agora um tratamento que antes demorava um ano, poderá ser concluído em seis meses. Também quero destacar que futuramente estaremos oferecendo aos nossos associados, este serviço em um espaço clínico que está sendo criado pelo Sindicato”, ressaltou Adail.
Os profissionais do Ambulatório também trabalham com ozonioterapia, além da laserterapia. A ozonioterapia tem como objetivo melhorar a oxigenação dos tecidos e também fortalecer o sistema imunológico por meio de mecanismos celulares em resposta a um estresse oxidativo. Portanto, a ozonioterapia aplicada melhora a circulação, a oxigenação sanguínea e aumentar as ações anti-inflamatórias e antissépticas.
O secretário municipal de Governo, Netto Donato, representando prefeito Airton Garcia, agradeceu o Sindicato pela confiança na gestão. “Toda a ajuda é bem-vinda, ainda mais quando é para a saúde, área sensível e que sempre necessita de muitos investimentos. O objetivo do prefeito é sempre melhorar a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população. Com esses novos equipamentos estamos melhorando de forma geral a qualidade de vida das pessoas que precisam do tratamento”, garante Netto.
Também participaram da entrega dos equipamentos no CEME, os diretores do SINDSPAM, o vice-prefeito Edson Ferraz e a secretária adjunta de Saúde, Luciana Caldeira.
O Ambulatório de Feridas e Ostomias funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, no Centro Municipal de Especialidades (CEME), localizado na rua Amadeu Amaral, 555, na Vila Isabel.