CONFERÊNCIA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA MARCA REABERTURA DE CENTRO PÚBLICO

São Carlos realizou nos dias 26 e 27 de maio a VI Conferencia Municipal de Economia Solidária. O evento ocorreu no Centro Público de Economia Solidária “Herbert de Souza – Betinho”, na Rua José Bonifácio, 885 – Centro, que também foi reinaugurado, depois de mais de um ano fechado para adequações. As mais de 100 pessoas presentes acompanharam a abertura da Conferência que contou com uma avaliação da última gestão do Conselho Municipal de Economia Solidária sobre as ações desenvolvidas e os desafios para o próximo biênio. “Recuperar este espaço, com infraestrutura adequada foi um compromisso assumido pelo prefeito Airton Garcia”, destacou a secretária da SMTER, Danielli Favoretto Valenti, que ressaltou a importância do apoio da vereadora Raquel Auxiliadora, com a destinação de recursos via emendas parlamentares.

 

Logo após foi realizada a abertura da Conferência, que contou com as presenças do secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Antonio Panone, representando o prefeito Airton Garcia, do secretário adjunto de Trabalho, Emprego e Renda, Luís Antônio Garmendia, do diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária Paulo Henrique de Faria, da vereadora Raquel Auxiliadora representando a Câmara Municipal, do vereador Djalma Nery, bem como da presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária, Rita de Cássia Arruda Fajardo e Beatriz Trimer, representando o Fórum Municipal de Economia Solidária da sociedade civil.

 

No dia 27 pela manhã, a programação contou com a presença do Deputado Estadual Simão Pedro, presidente da Frente Parlamentar “Paul Singer” em defesa da Economia Solidária da ALESP (Assembleia Legislativa de São Paulo) e de Ítalo Cardoso, assessor do Deputado Estadual Luiz Fernando Teixeira com exposições sobre as perspectivas estaduais para a Economia Solidária e a atuação do Legislativo.

 

Por vídeo conferência, participaram também Valmor Schiochet, Secretário Nacional Adjunto de Participação Social da Secretaria Geral da Presidência da República e Antônia Vanderlúcia de Oliveira Simplício, Coordenadora Geral de Projetos da SENAES (Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária) do Ministério do Trabalho e Emprego abordando as ações previstas pelo Governo Federal para o incentivo à Economia Solidária.

 

No período da tarde, foi realizada a eleição dos novos conselheiros representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Economia Solidária. Foram eleitos 20 conselheiros entre titulares e suplentes para o próximo biênio.