O Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos (SIBISC), em parceria com o Museu da Ciência de São Carlos “Prof. Mário Tolentino” e o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) está realizando atividades que fazem parte da Trilha dos Dinossauros, projeto que tem como objetivo difundir e popularizar o patrimônio científico e cultural pré-histórico brasileiro.
A iniciativa do professor Luís Eduardo Anelli, paleontólogo, escritor, professor livre-docente do Instituto de Geociências da USP aborda as 54 espécies de dinossauros já descobertas no Brasil.
Para o professor, a Trilha dos Dinossauros é uma oportunidade de compreensão do mundo atual a partir do passado. “A era dos dinossauros foi um momento importante na história do mundo, no qual houve muitas transformações geológicas, como vulcanismos que alteravam as condições químicas da atmosfera. Todas essas transformações ficaram marcadas nas rochas, e a partir disso podemos entender como nasceu o mundo em que nós vivemos atualmente. Ele nasceu na época dos dinossauros”, explica.
Nesta quinta-feira (11/05), alunos da EMEB Arthur Natalino Derigge assistiram a palestra “Dinossauros do Brasil” na biblioteca Maria Thereza Nonato Petrilli. Já nesta sexta (12/05) os alunos da EMEB Carmine Botta participam de uma visita guiada no Museu da Ciência. As atividades do projeto terminam no sábado (13), 15h, no CDCC, quando será ministrada a palestra sobre répteis gigantes que viveram no Brasil há milhões de anos.
O palestrante será o próprio professor Luís Eduardo Anelli que também é e autor de diversos livros sobre a vida dos dinossauros e a pré-história brasileira. Em 2018, foi vencedor do Prêmio Jabuti de literatura infanto-juvenil.