A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, finalizou, na última semana, a etapa de recepção de diplomas e certificados para a progressão vertical do plano de carreira dos servidores públicos municipais. Durante cerca de 30 dias, foram entregues na Seção de Atendimento do Paço Municipal em torno de 1,2 mil documentos, que serão avaliados para possível incremento financeiro no salário dos colaboradores da administração direta e indireta.
Promovida pelo Colegiado de Gestão do Programa de Avaliação de Desempenho por Metas e Funcional, a iniciativa foi um primeiro passo para análise do nível de escolaridade dos servidores municipais tendo em vista a criação de um estudo inerente ao impacto orçamentário que a possível concessão de novos benefícios resulta ao Poder Executivo. Todas as pastas foram comunicadas por ofício pela Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas para que os servidores levassem o diploma original e cópia do grau de escolaridade com titulação mais alta na Seção de Atendimento, a fim de auxiliar no planejamento do projeto no tocante à execução de despesas futuras.
Conforme a presidente do Colegiado e diretora do Departamento de Coordenação da Carreira, Flávia Floriano, a projeção criada para o plano de carreira envolve duas frentes. “Todos os servidores serão avaliados pelo emprego de origem, que é a progressão horizontal, enquanto a progressão vertical é esta que envolve o nível de escolaridade. Pensando na progressão vertical, a gente abriu um período para protocolo para termos uma base de quantos servidores poderiam ser contemplados e tivemos 1,2 mil servidores entregando certificados”, disse Flávia.
Com os documentos em mãos, uma comissão será formada para avaliar a validade dos diplomas e dar encaminhamento ao plano de carreira. “Finalizada esta etapa, faremos uma análise do orçamento que temos disponível e ver se será possível contemplar todos os servidores. Durante o processo, vamos dar as orientações para as chefias, fazer publicações no Diário Oficial e uma regulamentação por Decreto depois que a Lei Municipal for aprovada”, ressalta a diretora.