A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, comunica que a partir da próxima segunda-feira (12/07), São Carlos vai ampliar a vacinação contra a gripe para toda a população maior de 6 meses de idade, ainda não vacinada, enquanto durarem os estoques da vacina Influenza, ficando em consonância com o Ministério da Saúde.
São Carlos segue as normas da Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo que por meio do Comunicado 06/2021 estabeleceu a data de 12 de julho para a vacinação do público em geral.
A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários, no entanto, até o dia 5 de julho a cobertura vacinal dos grupos elegíveis para avaliação totalizou 57,3% no estado de São Paulo. Em São Carlos já foram vacinadas contra a gripe (H1N1) 45.078 pessoas em São Carlos, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 44,1%. Das 45.078 doses aplicadas, 22.019 foram em idosos, 8.431 em crianças, 1.085 em gestantes, 283 em puérperas e 6.816 em profissionais da saúde, 1.856 em professores da rede pública e particular, além de 58 em indígenas, 47 em trabalhadores do transporte, 121 em caminhoneiros, 120 doses foram destinadas a forças de segurança, 24 para as Forças Armadas, 3 em funcionários do sistema prisional e 37 na população privada de liberdade.
A Campanha de Vacinação contra a Influenza está coincidindo com a realização da vacinação contra a COVID-19. Assim, é importante que seja priorizada a administração da vacina contra COVID-19 para pessoas que ainda não receberam a imunização. Nessas situações, deve-se agendar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas. Considerando o atual cenário de transmissão comunitária da COVID-19, faz-se necessária a manutenção das medidas não farmacológicas de prevenção à transmissão do vírus (SARS-CoV-2).
Em São Carlos, a vacinação está sendo realizada nas unidades básicas de saúde (UBS’s) do Delta, Santa Paula, Vila Nery, Vila Isabel, Botafogo e Cruzeiro do Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30. As Unidades de Saúde da Família (USF’s) também estão aplicando a vacina contra a gripe, porém com agendamento para as pessoas cadastradas no programa de saúde da família.