A Prefeitura de Ibaté, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta aos cuidados que devem ser mantidos mesmo após a segunda dose da vacina contra o novo Coronavírus [Covid-19].
Em geral, as pessoas que receberam as duas doses podem até contrair o novo coronavírus e, consequentemente, transmiti-lo, mas não desenvolvem quadro grave da doença.
Elaine Breanza Sartorelli, secretária municipal da Saúde, ressalta que o uso de máscara de proteção, bem como, a higiene constante das mãos, a manutenção do isolamento social – para se evitar aglomerações – continuam sendo fortes aliados no combate e enfrentamento à doença.
Embora a vacinação esteja em andamento, os cuidados contra o coronavírus não devem ser ignorados, mesmo por quem já completou o ciclo de imunização. “Todas as medidas sanitárias devem continuar sendo adotadas até que possamos ter dados epidemiológicos estatisticamente seguros para assegurar que houve redução drástica da livre circulação viral. Somente com uma baixa taxa de disseminação da doença poderemos voltar a normalidade”, explica.
Segundo dados atuais do site vacinaja.sp.gov.br, até esta segunda-feira (31), Ibaté já havia vacinado 8.898 pessoas, sendo em sua primeira dose
5.932 e a segunda dose 2.966.
Nesta segunda-feira, 31 de maio, foram divulgados os resultados do Projeto S, coordenado pelo Instituto Butantan para vacinar a população adulta do município de Serrana, contra o coronavírus. Com 95% dos habitantes acima de 18 anos protegidos pela Coronavac, a pesquisa científica inédita mostrou quedas significativas de 95% em mortes, 86% de internações e 80% em casos sintomáticos de Covid-19.
O estudo indicou também que, com 75% da população-alvo imunizada com as duas doses da vacina Coronavac, a pandemia foi controlada em Serrana e isso pode se reproduzir em todo o Brasil.