O prefeito Airton Garcia, acompanhado do secretário de Segurança Pública, Samir Gardini e do chefe de gabinete da Prefeitura, José Pires (Carneirinho), visitou na manhã desta terça-feira (24/08) o Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal.
Samir Gardini fez questão de enfatizar ao prefeito a importância da sala de emergência, sala de qualificação em parceria com a Fundação Educacional São Carlos (FESC) e universidades, onde foi criado o SOS Escola, aplicativo de celular que aciona a GM em caso de ocorrência grave em escolas. Também esta em fase final de implementação outro programa para captar o volume de chuvas nas cabeceiras dos rios.
O prefeito enalteceu o trabalho que vem sendo realizado pela Guarda Municipal, hoje considerada modelo para muitos municípios. “Vamos continuar investindo em segurança, pois uma cidade que investe nessa área, colhe bons frutos”.
São Carlos se tornou referência para outras cidades da região após os investimentos realizados no CCO que ganhou uma estrutura moderna na Base Avançada “Edélcio Leme de Almeida”, localizada no antigo velório, ao lado do Cemitério Nossa Senhora do Carmo.
A central funciona 24 horas com acesso a 70 câmeras distribuídas por toda a cidade e atendendo as demandas do telefone 153, da central de alarmes e dos rádios da corporação.
O CCO da GM é integrado ao Detecta, sistema de monitoramento inteligente, o maior Big Data (conjunto de informações armazenadas) da América Latina, que integra bancos de dados das polícias paulistas, como os registros de ocorrências, Fotocrim (banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Departamento Estadual de Trânsito, registro de veículos furtados, roubados e clonados.