<h3 style=”text-align: center;”>Show será realizado pelo Circuito Arena em Casa nesta sexta-feira</h3>
O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos realiza nesta sexta-feira (01/10), a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa. Em virtude da pandemia da COVID-19 novamente este ano a abertura ocorrerá de forma virtual com um show, por meio do Circuito Arena em Casa, programa que tem como objetivo oferecer boa música, gratuitamente e com artistas locais, da Banda Doce Veneno. A apresentação começa às 19h30 e pode ser acessada pelo <a href=”https://www.facebook.com/cemac.saocarlos/”>FACEBOOK.COM/CEMAC.SAOCARLOS</a> ou <a href=”https://www.youtube.com/c/cemacsaocarlos”>YOUTUBE/CEMAC SÃO CARLOS</a>. A vereadora Cidinha do Oncológico destinou emenda de R$ 30 mil para a campanha desse ano.
A Campanha Outubro Rosa tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e de colo de útero, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Durante todo o mês serão realizadas atividades relacionadas ao tema e também repassadas informações e orientações por meio das redes sociais da Prefeitura de São Carlos com entrevistas de médicos especialistas nessa área. O Fundo Social também a partir desta sexta-feira (01/10) realizará a troca de máscaras faciais de proteção por produtos de limpeza e de higiene pessoal. As trocas poderão ser feitas na sede do FSS, localizada na rua Francisco Maricondi, nº 375, na Vila Marina, na Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, na avenida São Carlos, nº 1.800, no Centro e no Paço Municipal, na rua Episcopal, nº 1.575, no Centro.
“Vamos continuar informando e ajudando as pessoas que precisam, portanto ainda com as restrições que a pandemia nos impõe. Precisamos chamar a atenção das mulheres para importância da prevenção, da detecção precoce da doença, de fazer o autoexame. Quanto mais cedo tratar, mais chance de curar, quanto mais cedo detectar, mais chance de tratar e de curar”, alerta a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lucinha Garcia.
A presidente do FSS social também agradeceu a colaboração da vereadora Cidinha do Oncológico. “Desde 2013 a vereadora colabora com a campanha destinando emendas e nos ajudando na realização das atividades. É uma parceria especial da Campanha Outubro Rosa”.
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), os serviços do Ambulatório Oncológico. Hoje 265 pacientes diagnosticadas com câncer de mama recebem tratamento de hormonioterapia, 32 de quimioterapia e 16 de radioterapia. Mensalmente são realizadas de 8 a 10 cirurgias de mama. São oferecidas 10 consultas com mastologista todos as semanas e agendados mais de 50 retornos.
A mamografia de rastreamento, exame de rotina em mulheres para diagnóstico de câncer de mama é recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. O método de rastreamento do câncer do colo do útero no Brasil é o exame citopatológico (exame de Papanicolau), que deve ser oferecido às mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual.
Aqui em São Carlos são oferecidas pelo SUS aproximadamente 1.000 mamografias por mês e também exames de Papanicolau (demanda livre). A solicitação para fazer a mamografia pode ser solicitada diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e unidades de saúde da Família (USF’s).
O Ambulatório Oncológico está localizado na rua Paulino Botelho, 865, na Vila Pureza. Os telefones para contato são 3368-4833 ou 3419-3460. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.