AGROSOLO: PROJETO EM PARCERIA ENTRE AS SECRETARIAS DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO, MEIO AMBIENTE E UNICEP AUXILIA AGRICULTORES LOCAIS

A Prefeitura Municipal de São Carlos, através das Secretarias Municipais de Agricultura e Abastecimento, e Meio Ambiente, incentivam a produção e a exploração da diversidade do plantio de alimentos realizada pelos agricultores locais.

 

O Projeto AgroSolo, foi lançado neste mês de março e conta com parceria dos estudantes do curso de Agronomia da UNICEP que sob supervisão de um Engenheiro Agrônomo e de um Biólogo, fazem as visitações e pesquisas de campo, auxiliando na análise química do solo dos produtores.

 

Segundo Fábio Cervini, Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento da cidade de São Carlos, “com frequência os produtores buscam informações sobre os tipos ideais de adubos para suas culturas, assim como o manejo ideal do solo e a exploração de novas diversidades agrícolas mais adequadas ao seu tipo de solo”.

 

Diante deste contexto foi desenvolvido o Projeto AgroSolo, proporcionando ao agricultor maior conhecimento sobre o solo através de uma análise científica com base técnica necessária para as tomadas de decisões.

 

Segundo Fábio Cervini, Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, “conhecer as técnicas ideais de manejo do solo, assim como de seus nutrientes, são fatores fundamentais para a busca da eficiência produtiva e qualidade dos produtos, e quando observadas e seguidas as questões ambientais, agregam valor ao produto, tornando um diferencial competitivo”.

 

Os estudantes universitários, além de auxiliarem no campo com as pesquisas e elaboração de relatórios, obtém o conhecimento da gestão administrativa do departamento da agricultura, no que tange ao funcionamento dos programas Federais e Municipais voltados para os agricultores, no caso, o PAB (Programa Alimenta Brasil), PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PMAIS (Programa Municipal de Assistência e Inclusão Social).

 

Ao final do 1° ciclo do Programa AgroSolo todos os agricultores envolvidos serão beneficiados com auxílio técnico; os universitários, com o estágio e experiência ‘dey’ campo e a SMAA receberá produtos ainda mais qualificados dos produtores que participam dos programas voltados para a agricultura familiar.